Online ou Offline?

A quantidade de informação que recebemos minuto a minuto é enorme, por dia então, absurda, uma grande abundância de informação mesmo!

Porém, como tudo tem sempre os dois lados da moeda, também é preciso ficarmos atentos e alertas à qualidade das informações que consumimos. A Internet ainda é um ambiente propício para

disseminar informações e boatos falsos.

A internet chegou de vez, a tv continua aí, assim como as rádios, jornais, revistas, outdoors e vários outros meios de comunicação, afinal tem espaço e público para todos, mas se reinventar se faz necessário, afinal

os hábitos de consumo também estão mudando e quando falamos em consumo estendemos também para informação e publicidade. Como dá para perceber, não é só uma questão de mercado publicitário, a coisa vai muito mais além.

Mas é bem verdade que a internet e as mídias sociais estão permitindo que pequenas empresas possam usar esses canais para fazer publicidade, pois os orçamentos são mais acessíveis, personalizados e possibilitam grande flexibilidade de duração, podendo ser diária, semanal, mensal, como o cliente quiser. Hoje, tanto uma grande empresa, como um mercado de bairro anunciam no mesmo canal, por exemplo, no Facebook, no Google (cada um com sua verba proporcional, claro!). Mas você já viu um mercado de bairro anunciando na Globo no horário nobre por exemplo? Não!

Esse é o lado bom e democrático que a era digital está trazendo e abrindo portas à novos mercados e clientes, que antes não tinham essa oportunidade.

Mas as grandes empresas que trocarem toda sua verba para incluir nos meios digitais também estarão se precipitando, pois para construir uma marca, os meios de comunicação tradicionais (off-line) funcionam muito bem para isso e são sim extremamente necessários.

O caminho e o momento são bem propícios a fazer um bom planejamento para otimizar cada centavo investido em mídia, seja online ou offline, e voltando a questão do título desta pequena reflexão, a resposta é simples: OS DOIS!