Evitando 3 erros mais comuns do que se imagina, nas redes sociais da sua empresa

Antes de mais nada, deixo claro que Redes Sociais de forma geral, não são como receita de bolo, no qual usam-se sempre os mesmos ingredientes para obter resultados iguais.

Muito pelo contrário! O dia a dia ensina a todos nós, mesmo aqueles que julgam-se “autoridades” no assunto, pois existe um tal de algoritmo que é uma verdadeira “metamorfose ambulante”, como diria o saudoso Raul Seixas.

Mas é claro que pelo menos 3 comportamentos são dignos de serem evitados, pois você não está podendo perder nem tempo, muito menos dinheiro e clientes nos dias atuais, certo?

1) Alimentar o Facebook da empresa sem impulsionamento:

A cada dia que passa, a entrega orgânica de páginas e perfis comerciais caem mais. Esse comportamento já ocorre de pelo menos uns 3 anos para cá. Se você contratou alguém para fazer seus posts e aumentar suas vendas sem ter um planejamento e criação de persona para fazer impulsionamentos, repense, pois você fatalmente está jogando dinheiro no lixo! Desta forma o retorno será muito baixo. Se o seu objetivo é vender mais, impulsionar é um “mal necessário”, mas sempre com planejamento, critério e objetivos. Também não adianta publicar 15 posts por semana achando que quanto mais posts forem publicados, mais pessoas vão ver. Sinto informar que é um ledo engano e isso não vai acontecer, principalmente no caso do Facebook.

2) Confundir perfil pessoal com a página da empresa. Cuidado!

Com alguma frequência, mesmo sendo sem querer, é super comum ver posts que deveriam estar no seu feed de notícias pessoal, parar no feed da sua empresa. Para exemplificar, cito alguns casos que vão dos mais simples e menos ofensivos, porém inadequados, como foto dos filhos ou família, correntes de hoax (as famosas lendas urbanas como “o Facebook vai doar 5 centavos para cada curtida que este guerreiro receber”), fotos daquela viagem de tbt e também casos mais graves e totalmente impróprios que podem “torrar” a reputação da sua marca como posicionamentos políticos, religiosos e até mesmo o compartilhamento de fakenews. Portanto, muita atenção e cuidado com isso. De verdade! Antes de compartilhar algo, muita atenção aonde você está compartilhando!

3) Cuidado com o oportunismo

Nos últimos dias ocorreu nos EUA o episódio envolvendo a morte de George Floyd, um negro, que foi morto por um policial branco que gerou comoção mundial e uma forte onda de protestos e violência nos EUA. As redes sociais imediatamente subiram algumas hashtags como a #blacklivematter como forma de protestar e se solidarizar contra o racismo.

Então, jamais (e quando digo jamais, é jamais mesmo) compartilhe algo visando promover a sua empresa pegando carona em hashtags de grande alcance com temas altamente delicados como este.

O estrago pode ser grande e irreversível para sua marca. Pode parecer bobagem esse tipo de alerta, pois você é uma pessoa de bom senso e sabemos que você também jamais faria algo deste tipo, mas saiba que infelizmente o bom senso também anda em falta na internet, principalmente nas redes sociais.

– – – – –

Rafael Cachote | Publicitário