Se você se identificou com o título deste post, então imagino que com tudo isso que estamos vivenciando, em termos de confinamento e trabalho online, você se viu obrigado a adaptar a sua empresa ou atividade comercial aos novos de forma emergencial para continuar atuando, dentro da limitação de cada empresa.
Hoje temos restaurantes que não atuavam com delivery, trabalhando como nunca, médicos atendendo pacientes de forma remota, fisioterapeutas dando aulas online para seus alunos, enfim, a lista de atividades que estão trabalhando de uma forma como não davam a devida atenção ou jamais imaginariam atuar, é muito grande.
O fato é que todos nós fomos pegos de surpresa e isso está nos mostrando o quanto é importante estarmos atentos e buscando novas soluções em nossos segmentos. Particularmente, nossa agência já está estruturada para o trabalho online há 2 anos e neste momento somos muitos gratos a ter feito este investimento lá atrás.
Agora que está ainda mais evidente a importância da presença online, de tudo isso que surgiu de novo no seu negócio ou na sua profissão, a pergunta que não quer calar é: o que você vai levar para a frente quando a socialização retomar? Se sua resposta for nada, vou simplesmente voltar a minha vida normal como era antes, me sinto na obrigação de alertá-lo e pedir que reflita mais um pouco. Esse tipo de acontecimento, até então inédito nos tempos modernos não aconteceu por acaso. Aconteceu também para revermos nossas verdadeiras prioridades, tanto no âmbito profissional como pessoal.
Falando em prioridades, na comunicação não é diferente. Hoje muitos estão trabalhando ou sobrevivendo com clientes que já são fiéis ou conhecem a sua marca. Clientes que são do seu relacionamento, que conheceram sua empresa através de investimentos em propaganda, equipe comercial, enfim, você tem uma carteira de clientes de alguma forma antes de tudo isso acontecer.
Porém, em uma hipótese especulativa, se esse isolamento durasse mais 5 meses. Como você faria para conquistar novos clientes? (Considerando que hoje eventos corporativos, happy hours e visitar clientes está proibido, ou prejudicado momentaneamente). É neste momento que a comunicação e a publicidade, principalmente a online, se faz extremamente importante, já que ela é a que melhor nos possibilita otimizar os custos de investimentos em publicidade (é o meio mais barato hoje para investir) e o que nos dá a melhor possibilidade de segmentação, através da definição da persona do seu negócio. A Persona nada mais é do que a definição de um público alvo, mas com uma ampla e detalhada segmentação, incluindo hábitos de consumo extremamente particulares. Num próximo post falarei mais a respeito.
Sabe o que a Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio) fez? Montou um canal de vendas via whatsapp para que seus vendedores pudessem trabalhar no home office. Sabe qual foi o resultado? Aproximadamente 7.500 vendedores online, que juntos representaram um volume total de 20% captado pelas vendas apenas deste canal.
Existe portanto uma grande oportunidade batendo a sua porta. O marketing digital está aí para potencializar tudo isso. E nós, aqui para fazer tudo isso virar realidade, começando por uma reunião online, é claro! 🙂
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