Pagar mico numa live? Nada disso! Aqui tem 10 dicas que vão te ajudar.

Você já deve ter notado que uma das coisas que mais se popularizaram neste período de isolamento social foram as lives, né? Certamente também já viu que tem um monte de gente “pagando mico” por aí né? Dos anônimos aos famosos. Claro que você não quer isso, certo?

Quando alguém se propõe a fazer uma live, existem alguns motivos, por exemplo, se aproximar com a audiência, disseminar conteúdo útil ou firmar reputação…ou tudo isso junto e misturado. Mas vale um alerta: se você sair pegando seu smartphone e dando play numa transmissão ao vivo, o próximo a pagar mico pode ser você, portanto, hoje quero te ajudar com 10 dicas para fazer uma live de qualidade.

1) Providencie uma internet de qualidade. Você não vai querer ficar travando no meio da sua transmissão né?

2) Montar um roteiro é essencial. Basta organizar suas ideias mesmo que seja em tópicos, para você não perder o “fio da meada” no meio da sua transmissão. Por mais que você tenha conhecimento, isso pode acabar demonstrando falta dele e não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

3) Faça uma simulação antes. Pode ser com a câmera desligada ou melhor ainda, você pode gravar para rever depois! Vai te ajudar a organizar melhor a fluência de suas ideias, aprimorar a entonação e oratória, e rever possíveis pontos de melhoria.

4) Independente da plataforma que você vai utilizar, divulgue sua live com antecedência e se possível, as promova nas redes sociais para você atingir pessoas que ainda não lhe conhecem e que poderão se identificar com seu conteúdo.

5) Como você está se organizando, busque também um local tranquilo para realizar sua live. Se a live for na sua casa e nela tiver pets ou crianças, feche a porta para garantir que possíveis ruídos não invadam a transmissão; se for em local aberto busque um bem tranquilo, porém tome muito cuidado com o vento. Tudo isso para evitar algo indesejável: perder a linha de raciocínio.

6) Dê preferência por usar fones de ouvido com microfone para que o som fique o mais limpo para seus espectadores, sempre lembrando das dicas do item 5.

7) Se for a sua primeira live, capriche no conteúdo e se preocupe com o visual, jamais faça uma live de pijamas, por exemplo. Futuros clientes podem estar te assistindo e a primeira impressão você já sabe, né?

8) Ao iniciar sua live, aguarde as primeiras pessoas entrarem e já faça uma breve apresentação, porém de forma breve, sem se alongar muito. Busque compilar informações relevantes do seu currículo, vida pessoal e cases de sucesso, se for o caso.

9) Interaja com as pessoas que estão na sua live, porém sempre de forma pontual e educada. Mesmo que sejam amigos, cuidado com certas intimidades como o famoso “humor interno”. A não ser que a sua live seja um stand up comedy. Do contrário, muito cuidado!

10) Não desista se você não alcançou o número esperado de pessoas dentro da live. Planeje lives futuras, sempre seguindo essas dicas!

São dicas relativamente simples, mas de grande importância para quem está criando coragem para fazer uma live. Com treino e se preocupando sempre com os detalhes, você vai conseguir botar em tudo isso em prática!

E uma dica extra pra finalizar: Aproveite o momento, pois as pessoas estão em casa e a audiência nos meios digitais nunca foi tão alta.  Boa sorte!