Use mais cestas para separar os ovos!

Para bons entendedores, uma imagem já diz sobre o assunto deste post, que aborda agora o item 4/7 da minha série de itens que considero básicos para qualquer empresa.

4) Não abandone mídias offline estratégicas por causa do online. Ambas podem e devem caminhar juntas.

ou seja: D I V E R S I F I Q U E!

Tenho 21 anos contínuos de carreira publicitária. Há uns anos atrás com a febre das redes sociais, com disputas de quem tem mais likes e seguidores, houve uma redução considerável dos anunciantes em relação aos investimentos nas mídias tradicionais, passando então para o mundo online.

Além do fator “modinha” (todos estão lá, então eu também preciso estar) também pesou muito a questão de que você poderia divulgar sua empresa com pouca verba, independente do porte dela, o que convenhamos isso foi sim algo espetacular, principalmente para os pequenos comerciantes locais que nunca tiveram acesso a anunciar em meios como tv e rádio por exemplo.

Porém, este mesmo efeito de migração do off para o online de uns 2 anos para cá diminuiu bastante e as empresas notaram que apenas likes, comentários e seguidores não aumentavam o faturamento, nem as vendas da sua empresa em uma realidade local. Era mais vaidade do que resultados.

Então iniciou-se um movimento de retomada nos investimentos em mídias offline, principalmente nas mídias OOH, no qual particularmente sou fã. Mídia OOH é aquela que vemos fora de nossas casa, nas ruas, nos elevadores, prédios e por aí vai. Notem que, as marcas mais lembradas não foram construídas apenas no mundo online.

Até mesmo empresas digitais como NETFLIX e MERCADO LIVRE investem em televisão, rádio e também em mobiliário urbano, principalmente nas capitais.

Agora, é unanimidade que o digital precisa ser melhor cuidado. Verdade! Porém, é importante reforçar que uma comunicação inteligente e bem planejada precisará de fato mesclar a mídia offline, que consideramos os meios tradicionais como rádio, tv, ooh, etc, com as estratégias digitais para tirarmos o melhor proveito possível do que elas podem oferecer ao anunciante. Isso é o que chamamos tecnicamente de crossmedia.

Sabe aquele papo que os educadores financeiros falam sobre investimentos?

Portanto, evite concentrar todos os ovos dentro de uma mesma cesta. Na comunicação ao meu ver, isso se aplica e faz muito sentido. Boas oportunidades para isso não faltam e os bons profissionais da publicidade irão saber lhe oferecer as melhores cestas para você colocar os seus ovinhos, frutos sempre de muito suor e trabalho.

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Rafael Cachote | Publicitário