Aquela verbinha mensal do faturamento!

Detalhando o post de umas semanas atrás, onde eu abordei 7 itens básicos para você cuidar melhor da comunicação da sua empresa, hoje vou abordar o item 3:

3) Separe todo mês aquela verbinha do faturamento para investir na divulgação. Uns 2% já vai ser alguma coisa!

Pois bem, cuidar de marca, vocês já sabem que é super importante. Precisa de disciplina, planejamento e? Verba! Sim, um pequeno detalhe tão importante, não é mesmo? (risos)

Planejar sua comunicação baseada em percentual de faturamento tem muitas vantagens. Vou listar três que considero principais:

1) Menor risco de estourar o orçamento na comunicação

2) Em momentos de crise com queda no faturamento, seu investimento será menor

3) Em momentos de euforia de vendas com aumento do faturamento, seu investimento será maior.

Faz sentido, não faz? Pois bem…

Em momentos normais de mercado, é normal (infelizmente) que muitos empresários invistam em mídias de forma aleatória, pois “ah, é um valor que agora eu posso pagar”“Ah, vou dar uma força pro fulano” e por aí vai. Esse pingadinho de mídias fechadas de forma aleatória e sem planejamento é o terror dos departamentos financeiros, pois é normal virar uma mini bola de neve e aí, de grão em grão você estourou seu orçamento: o investimento está muito além do que você poderia fazer e nem tinha percebido, então, que comecem os cancelamentos até você sumir da mídia, de certa forma traumatizado (a) pelo descontrole financeiro na comunicação.

Esta metodologia apesar de ser totalmente inadequada, é uma das mais comuns no mercado, portanto a disciplina de se ater a percentuais do seu faturamento são a forma mais certeira de manter o seu controle de investimentos em comunicação. Os percentuais recomendados vão variar dependendo de cada cliente, mas em via de regra, algo entre 2% e 5% fica mais próximo do ideal, falando de forma mais conversadora. Percentuais maiores podem ser considerados? Sim, porém vai depender muito dos objetivos e mesmo assim, não precisa estar com o pé no acelerador o tempo todo.

Na comunicação, cada caso é um caso e estar com um bom profissional ao seu lado para receber este tipo de orientação, é fundamental e já será um ótimo começo. Investir com inteligência, disciplina e planejamento é preciso!