Antes de mais nada, deixo claro que Redes Sociais de forma geral, não são como receita de bolo, no qual usam-se sempre os mesmos ingredientes para obter resultados iguais.
Muito pelo contrário! O dia a dia ensina a todos nós, mesmo aqueles que julgam-se “autoridades” no assunto, pois existe um tal de algoritmo que é uma verdadeira “metamorfose ambulante”, como diria o saudoso Raul Seixas.
Mas é claro que pelo menos 3 comportamentos são dignos de serem evitados, pois você não está podendo perder nem tempo, muito menos dinheiro e clientes nos dias atuais, certo?
1) Alimentar o Facebook da empresa sem impulsionamento:
A cada dia que passa, a entrega orgânica de páginas e perfis comerciais caem mais. Esse comportamento já ocorre de pelo menos uns 3 anos para cá. Se você contratou alguém para fazer seus posts e aumentar suas vendas sem ter um planejamento e criação de persona para fazer impulsionamentos, repense, pois você fatalmente está jogando dinheiro no lixo! Desta forma o retorno será muito baixo. Se o seu objetivo é vender mais, impulsionar é um “mal necessário”, mas sempre com planejamento, critério e objetivos. Também não adianta publicar 15 posts por semana achando que quanto mais posts forem publicados, mais pessoas vão ver. Sinto informar que é um ledo engano e isso não vai acontecer, principalmente no caso do Facebook.
2) Confundir perfil pessoal com a página da empresa. Cuidado!
Com alguma frequência, mesmo sendo sem querer, é super comum ver posts que deveriam estar no seu feed de notícias pessoal, parar no feed da sua empresa. Para exemplificar, cito alguns casos que vão dos mais simples e menos ofensivos, porém inadequados, como foto dos filhos ou família, correntes de hoax (as famosas lendas urbanas como “o Facebook vai doar 5 centavos para cada curtida que este guerreiro receber”), fotos daquela viagem de tbt e também casos mais graves e totalmente impróprios que podem “torrar” a reputação da sua marca como posicionamentos políticos, religiosos e até mesmo o compartilhamento de fakenews. Portanto, muita atenção e cuidado com isso. De verdade! Antes de compartilhar algo, muita atenção aonde você está compartilhando!
3) Cuidado com o oportunismo
Nos últimos dias ocorreu nos EUA o episódio envolvendo a morte de George Floyd, um negro, que foi morto por um policial branco que gerou comoção mundial e uma forte onda de protestos e violência nos EUA. As redes sociais imediatamente subiram algumas hashtags como a #blacklivematter como forma de protestar e se solidarizar contra o racismo.
Então, jamais (e quando digo jamais, é jamais mesmo) compartilhe algo visando promover a sua empresa pegando carona em hashtags de grande alcance com temas altamente delicados como este.
O estrago pode ser grande e irreversível para sua marca. Pode parecer bobagem esse tipo de alerta, pois você é uma pessoa de bom senso e sabemos que você também jamais faria algo deste tipo, mas saiba que infelizmente o bom senso também anda em falta na internet, principalmente nas redes sociais.
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Rafael Cachote | Publicitário