O Marketing de Conteúdo tem crescido bastante em nosso mercado nos últimos anos. Mas, apesar do crescimento, o número de empresas que colocam em prática a metodologia ainda é consideravelmente baixo, principalmente entre os pequenos negócios.
Para alavancar sites, o investimento em google ads ainda é o principal no setor, porém as vezes o valor de uma palavra chave está muito caro, inviabilizando o investimento. Aí é que entra então como alternativa, o marketing de conteúdo! Veja bem, um não substitui o outro, ambos podem ser complementares e devem ter uma orientação profissional adequada.
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
A resposta é simples: É publicar conteúdos informativos e relevantes de forma constante, que sejam relevantes ao seu cliente e que possam também mostrar sua autoridade técnica no assunto do seu negócio. Com disciplina e constância, o objetivo é que com o passar do tempo o seu site comece a aparecer nas primeiras páginas nas buscas de forma orgânica, o que já será uma ótima vantagem, porém, como nem tudo é perfeito, reforço que esse é um trabalho de médio prazo, para que os frutos de um melhor “rankeamento” do site nas buscas, comece a aparecer, já que dependemos dos “robozinhos do google” para fazer este trabalho no tempo deles. Mas, os resultados podem valer a pena, principalmente pela relação custo x benefício.
Para começar a investir em marketing de conteúdo, vejo duas opções, onde já deixo claro que a segunda é a melhor: i) disponibilizar um tempo semanalmente para escrever (o que obviamente vai lhe demandar além de tempo livre, alguma inspiração) – ii) Delegar a função para um profissional, principalmente pela facilidade e versatilidade na geração desses materiais.
Mas não adianta contratar ou sair escrevendo! Vamos começar pelo começo: primeiro de tudo, sua empresa precisa ter um blog ativo. Por aqui, em ambos os casos, podemos te ajudar nessa missão. Tanto para deixar o blog funcionando, como para escrever conteúdos de qualidade de forma planejada.
Lembre-se sempre que: a presença online de empresas é a cada dia mais importante para que ela continue no mercado.
– – – –
Rafael Cachote | Publicitário