“Marketing, Publicidade e Propaganda, caminham sempre juntos, mas são coisas distintas. Não confunda!”
Vamos detalhar um pouco mais?
É bem comum usar o termo marketing quando o assunto é divulgar seu produto ou serviços. ‘Tudo é marketing” dizem por ai. Pior ainda: Preciso de um marqueteiro! Meu Deus, chega a dar um nó no estômago, pois infelizmente o termo marqueteiro se tornou altamente pejorativo, devido a circunstâncias e a própria mídia, mas enfim, isso é outro papo.
Vamos direto aos fatos.
:: Marketing :: é tudo que envolve dados, informações, pesquisas e que com tudo isso, se desenvolve uma estratégia, um plano. Nada é por acaso, detalhes extraído desses dados são estudados e os profissionais do setor traçam o planejamento, que podem ser tanto para curto, como médio e longo prazo, podendo ser conservador ou arrojado!
:: Publicidade :: é quando precisamos tornar algo púbico. Seja lá o que for. No nosso caso estamos falando em tornar público produtos, serviços, diferenciais e atualmente até as experiências com as marcas estão ganhando espaço na publicidade. Os veículos de comunicação são de forma geral, os principais canais de publicidade.
:: Propaganda :: é a mensagem que vai buscar atrair a atenção dos consumidores, para que eles tenham seu desejo de consumo despertado e que consequentemente, venham a consumir seu produto ou serviço. Claro que a escolha de onde a propaganda será exibida (dar publicidade, logo acima, lembra?) é importantíssima, porém a criação da mensagem para atingir os objetivos que o marketing definiu, são fundamentais para cumprir bem o papel da propaganda.
Esse trio executado por bons profissionais, tem tudo para trazer excelentes resultados para o seu negócio! Se você algum dia já contratou uma agência de publicidade para cuidar do “seu marketing”, talvez agora você veja isso com outros olhos!
– – – – – –
Rafael Cachote | Publicitário