O poder “do balcao”

Hoje falando sobre o item 6/7 da série sobre coisas essenciais para qualquer empreendedor aplicar na empresa, seja lá de qual porte for.

6) Fique atento aos hábitos de consumo dos seus clientes e prospects. Eles valem ouro para sua agência.

Se tem uma coisa que hoje em dia tem informação para todos os lados, são relacionadas a vários estudos sobre as mudanças dos hábitos de consumo das pessoas após o surgimento da covid-19.

Venho sempre compartilhando neste canal alguns estudos e reforçando a importância de entender os hábitos de consumo dos clientes, pois através deles é que profissionais de comunicação como eu, conseguem elaborar um bom planejamento, estratégias de mídia e mensagens mais assertivas nas campanhas.

Mas muito melhor do que estudos por região, é a experiência do “balcão”, ou seja, da parte interna da empresa, onde o cliente precisa nos passar de detalhes sobre o comportamento do cliente, e hoje principalmente quais são as principais mudanças percebidas após o início da pandemia. O cliente muitas vezes acha que basta contratar uma agência de publicidade e pronto: vai chover cliente.

Não é bem assim e eu explico: Este exemplo que falei sobre o “balcão” é fundamental e nosso papel é “arrancar” essas valiosas informações do cliente, para poder conduzir um bom plano de comunicação. Descobrindo estes detalhes podemos por exemplo, indicar o melhor canal de comunicação e desenvolver uma mensagem na comunicação mais assertiva.

Portanto, se nas reuniões com sua agência ela não lhe faz um “mini interrogatório” e já lhe oferece um plano de comunicação, fique atento. Não existem soluções enlatadas, já que cada cliente e segmento precisam ser mapeados para poder planejar as ações de mídia da forma mais adequada o possível.

Não é porque o fulano anuncia em tal lugar que você também precisa fazer. Pode até ser, mas nunca faça isso por puro achismo ou por apenas querer dividir o mesmo espaço pelo simples fato de que seu concorrente está presente em determinado canal e sua empresa não. Apenas mediante uma recomendação fundamentada e que faça sentido.

Lembre-se: o foco está em entender muito bem o que mudou, o que está mudando e o que ainda poderá mudar, nos hábitos de consumo dos seus clientes

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t.me/plugcomunicacao

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