Sintonia com segmentação: Uma das forças das rádios!

O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais relevantes e eficazes no Brasil, mesmo diante da ascensão das mídias digitais. Dados recentes destacam sua ampla penetração, credibilidade e capacidade de adaptação às novas tecnologias.

Alcance e Consumo

Segundo o estudo Inside Audio 2024 da Kantar IBOPE Media, 79% da população brasileira ouve rádio regularmente, dedicando em média 3 horas e 55 minutos por dia ao meio. Esse consumo ocorre em diversos ambientes, como em casa, no carro e no trabalho, demonstrando a presença constante do rádio no cotidiano das pessoas. kantaribopemedia.com+8kantaribopemedia.com+8blog.audiency.io+8blog.audiency.io

Credibilidade e Informação Local

É verdade, deu no rádio! rs…O rádio é reconhecido por sua agilidade na transmissão de notícias, com 77% dos ouvintes considerando-o uma fonte rápida de informação. Além disso, 58% confiam no rádio para se manterem informados, e 50% acreditam que as informações veiculadas são confiáveis, reforçando sua credibilidade em tempos de desinformação. kantaribopemedia.com+3kantaribopemedia.com+3brasil61.com+3kantaribopemedia.com+2brasil61.com+2kantaribopemedia.com+2

Integração com o Digital

O rádio tem se adaptado às plataformas digitais, ampliando seu alcance. Entre os ouvintes, 28% acessam conteúdos de rádio pelo YouTube, e 12% utilizam serviços de streaming de áudio. Além disso, o consumo digital agrega 54% de alcance ao consumo tradicional em algumas emissoras, evidenciando a importância da presença online para o meio. kantaribopemedia.com+3brasil61.com+3acaert.com.br+3portalamirt.com.br+3kantaribopemedia.com+3kantaribopemedia.com+3

Oportunidade para Anunciantes

Rádios oferecem uma plataforma eficaz para campanhas publicitárias, com 83% dos ouvintes relatando terem escutado anúncios em áudio. Entre esses, 54% foram impactados por comerciais veiculados entre programas e músicas, e 25% por ações feitas por locutores. Esses dados demonstram o potencial do rádio em influenciar decisões de compra e reforçar mensagens de marca. kantaribopemedia.com+5acaert.com.br+5kantaribopemedia.com+5

Versatilidade de formatos e aplicações:

Teasers


Breves chamadas que despertam a curiosidade do ouvinte sobre o que virá a seguir na programação ou em relação a um conteúdo publicitário.

Estratégia ideal:

  • Use em horários de pico para promover atrações futuras ou campanhas.
  • Crie senso de urgência ou mistério (“Você não vai acreditar no que vem aí…”) – campanhas de expectativas ou gerar spoilers.

Spots
Anúncios comerciais tradicionais, com duração de 15, 30 ou 60 segundos.

Estratégia ideal:

  • Utilize para campanhas com chamada direta à ação (promoções, lançamentos).
  • Posicione em blocos estratégicos para maior alcance.
  • Ideal para campanhas pontuais e de varejo

Jingles
Mensagens publicitárias musicais que fixam o nome e mensagem da marca através de uma melodia.

Estratégia ideal:

  • Ideal para construção de identidade sonora de marca.
  • Repita em diferentes horários para aumentar fixação.
  • Utilize por períodos de médio/longo prazo

Testemunhais

O que são:
Depoimentos feitos por locutores ou celebridades sobre produtos ou serviços. Há décadas, a forma mais tradicional do que hoje se conhece como “prova social“.

Estratégia ideal:

  • Use com apresentadores que já tenham credibilidade com o público.
  • Perfeito para produtos que dependem de confiança ou experiência pessoal.

Ou seja, o rádio é flexível, adaptável e eficiente e permanece como um meio de comunicação poderoso e confiável, capaz de alcançar amplas audiências e adaptar-se às novas tecnologias. Para anunciantes e planejadores de mídia, investir no rádio é uma estratégia eficaz para engajar o público e fortalecer a presença da marca.

Com 21 anos no mercado, conhecemos muuuuito bem como criar uma estratégia de rádio perfeita para sua empresa. Hoje, podemos afirmar que isso é um enorme diferencial no segmento de agências, já que a grande maioria das que atuam no mercado nasceram já na era digital e não são familiarizadas com todas essas particularidades e entrega que a rádio tem a oferecer à seus anunciantes.