Prompt é o Novo Briefing? Como a criação publicitária está se adaptando e se transformando com a ajuda da IA.

No universo da publicidade e da propaganda, poucas palavras despertaram tanto burburinho ultimamente quanto o tal do “prompt”. Se você ainda não ouviu essa palavra ecoando nas salas de reunião ou nos grupos de criativos, prepare-se: o prompt é o novo briefing. E isso muda muita coisa!

Mas Afinal, o Que É um Prompt?

Um prompt nada mais é do que uma instrução textual que você fornece para uma IA gerar um conteúdo. Pode ser uma descrição de imagem, um roteiro de vídeo, uma sugestão de slogan ou até uma ideia de campanha.

Do Briefing ao Prompt: Uma Mudança de Mindset

O briefing tradicional trazia informações como objetivo da campanha, público-alvo, tom de voz e veículos. Agora, tudo isso continua importante, mas o criativo também precisa saber transformar essa base em prompts que guiem inteligências artificiais.

Quanto mais completa e rica em detalhes essa instrução textual for, melhores serão as devolutivas. Por isso, saber escrever bons prompts pode acelerar brainstormings, gerar variáveis criativas, abrir caminhos visuais e testar ideias em minutos. Isso de longe não substitui o trabalho humano, mas potencializa a criatividade.

Exemplo:

  • Briefing: Divulgar uma nova linha de tênis sustentáveis para o público jovem.
  • Prompt: “Vamos formular uma série de frases de impacto que possam gerar insights de campanha para uma marca de tênis ecológicos, voltada para jovens urbanos que se preocupam com estilo e meio ambiente.” (Ainda poderia ser muito mais detalhado, para obter uma resposta mais completa. (Percebe a diferença?)

Ou seja, o bom e velho briefing continua sendo o ponto de partida — talvez até mais focado no objetivo final do cliente — e com o reforço dos prompts agora ganhamos uma nova e poderosa ferramenta para explorar diversos caminhos, até mesmo alguns improváveis.

Nós sempre defendemos que um briefing bem redigido e estruturado faz toda a diferença nos resultados das campanhas. Agora digamos que, por aqui, os briefings serão cada vez mais turbinados para que possamos oferecer uma experiência ainda melhor aos nossos clientes.

E isso vale até para a geração de imagens com inteligência artificial. Mas isso é assunto para o próximo artigo.

Prompt é o Novo Briefing? Como a criação publicitária está

Leia Mais »