Quais são as vantagens de ter sua empresa anunciando nas emissoras de rádio? Se você acha que anúncios na internet bastam para trazer retorno para o seu negócio, está completamente enganado. Principalmente no ambiente de rede social, que é extremamente concorrido, você é apenas mais um anunciante concorrendo aos poucos segundos de atenção de um usuário.
Para que tenha resultados expressivos na comunicação da sua empresa, alinhe seu conteúdo patrocinado nas redes sociais com as mídias tradicionais! Esteja presente on e off-line para o seu público, criando lembrança e credibilidade para a marca.
Com certeza uma das melhores opções quando falamos em mídia tradicional é a rádio. Mesmo inúmeras pessoas pensando que é um meio de comunicação “antigo”, seu alcance é de cerca de 52 milhões de brasileiros de todas as faixas etárias.
Cenário da rádio atualmente
Quem não ama ouvir música? Seja a caminho do trabalho ou na realização de tarefas diárias, essa é uma ótima forma de deixar a rotina mais leve. Também há quem prefira usar seu tempo para se atualizar sobre as notícia ou aprender. Essa é uma característica muito forte da rádio: a possibilidade de fazer outras atividades simultaneamente.
Entretenimento, informação, conhecimento e propaganda em um único espaço e, além disso, você pode ouvi-la em qualquer lugar a qualquer hora!
Por isso, ouvir rádio se torna um hábito para a maioria dos ouvintes. E quando a rádio passa a fazer parte de suas rotinas, aquele público é fidelizado. Você pode analisar, por exemplo, as pessoas que possuem carro e dirigem para o trabalho. Com o trânsito intenso na parte da manhã e fim de tarde, elas optam por ouvir a rádio, isso diariamente.
Com a chegada da internet, a rádio se atualizou e não ficou de fora. Hoje há uma grande convergência de mídias e se pode escutar rádio nas televisões, notebooks e celulares por meio de sites e até aplicativos.
Ou seja, o acesso a rádio é extremamente fácil. Por isso, engana-se quem acredita que o número de ouvintes está caindo. Na verdade, seu sucesso é crescente exatamente por esses motivos. Segundo a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) a rádio está presente em 88,1% das casas brasileiras, por isso não deve ser ignorada.
Também devemos levar em consideração a chegada dos podcasts. Consumir conteúdo em áudio voltou ao topo das paradas. A verdade é que temos rotinas muito agitadas e esse formato é extremamente prático.
Portanto quando falamos em rádio, nos referimos a uma mídia muito subestimada.
Conceitos básicos para anunciar na rádio
Antes de anunciar na rádio, você precisa entender que para cada campanha deve ser definida uma estratégia.
A rádio é uma mídia de massa, portanto, possui um amplo alcance e trabalha com todo tipo de público. Então, é importante traçar o seu público-alvo e alinhar com o público do veículo correto, para que sua comunicação obtenha sucesso.
Por meio do mídia kit, que é um documento de apresentação, você pode analisar diversas informações sobre o veículo. Ele fornece dados importantes como: gênero musical, sua programação, faixa etária dos ouvintes, classe social e perfil do público. Que você precisa para determinar se ele é ideal ou não para o seu objetivo.
Além disso você precisa definir o formato do anúncio, como: spot, jingle, testemunhal e patrocínio.
Vantagens de anunciar na rádio
- Rápida veiculação: a partir do momento em que o anúncio está pronto, pode ser veiculado já no dia seguinte, por esse motivo é ótimo para anúncios de promoção, que são pontuais.
- Fidelidade: audiência extremamente fiel.
- Custo benefício: a rádio tem como maior vantagem os seus preços. É a mídia mais econômica entre as tradicionais. Dependendo da verba disponível para comunicação, é possível cruzar dois veículos de rádio diferentes ou até mesmo outro tipo de mídia.
- Frequência: por ter um ótimo custo benefício, você consegue anunciar regularmente e com um ótimo número de inserções.
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