É mais comum do que se imagina a confusão que as pessoas fazem sobre o entendimento entre marketing com publicidade, achando que é tudo a mesma coisa.
Muitos clientes contratam uma agência de publicidade achando que são especialistas em marketing. Isso é um erro realmente muito comum. Também sabemos que muitas agências acabam dizendo que fazem um trabalho de marketing, porém cuidado! Esta não é a especialidade de uma agência de PUBLICIDADE na sua essência.
O marketing é abrangente e tem muitas variações. Mas vamos nos atentar a principal diferença: Marketing é planejamento de estratégias para atingir um objetivo e através de elementos como os 4P´s (que todo publicitário aprende na faculdade, que fique claro!) Preço, Praça, Produto e Promoção. É um trabalho de pesquisa e análise de informações muito importante.
O departamento ou consultoria de marketing tendo essas informações em mãos e objetivos definidos, precisará agora de uma agência de publicidade para comunicar e tornar pública uma ação, despertando o desejo de consumo do público alvo.
Você pode notar que médias e grandes empresas normalmente tem um departamento de marketing interno e uma agência de publicidade como responsável pela criação das campanhas e cuidado com a marca. Há também casos de empresas que preferem um “faz tudo”, ou seja: que pense em estratégias de marketing e que criem suas campanhas, o que na maioria dos casos não funciona, pois o perfil dos profissionais são bem distintos.
Portanto para resumir: marketing é estratégia, é informação, é planejamento. Publicidade é tornar algo público e Propaganda é despertar o desejo de compra nos prospects.
Quanto tudo isso caminha junto e em harmonia, normalmente os bons resultados são inevitáveis.
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Rafael Cachote | Publicitário