A Força da Rádio na Publicidade

Quais são as vantagens de ter sua empresa anunciando nas emissoras de rádio? Se você acha que anúncios na internet bastam para trazer retorno para o seu negócio, está completamente enganado. Principalmente no ambiente de rede social, que é extremamente concorrido, você é apenas mais um anunciante concorrendo aos poucos segundos de atenção de um usuário.

a força da rádio na publicidade

Para que tenha resultados expressivos na comunicação da sua empresa, alinhe seu conteúdo patrocinado nas redes sociais com as mídias tradicionais! Esteja presente on e off-line para o seu público, criando lembrança e credibilidade para a marca.

Com certeza uma das melhores opções quando falamos em mídia tradicional é a rádio. Mesmo inúmeras pessoas pensando que é um meio de comunicação “antigo”, seu alcance é de cerca de 52 milhões de brasileiros de todas as faixas etárias.

Cenário da rádio atualmente

Quem não ama ouvir música? Seja a caminho do trabalho ou na realização de tarefas diárias, essa é uma ótima forma de deixar a rotina mais leve. Também há quem prefira usar seu tempo para se atualizar sobre as notícia ou aprender. Essa é uma característica muito forte da rádio: a possibilidade de fazer outras atividades simultaneamente.

Entretenimento, informação, conhecimento e propaganda em um único espaço e, além disso, você pode ouvi-la em qualquer lugar a qualquer hora!

Por isso, ouvir rádio se torna um hábito para a maioria dos ouvintes. E quando a rádio passa a fazer parte de suas rotinas, aquele público é fidelizado. Você pode analisar, por exemplo, as pessoas que possuem carro e dirigem para o trabalho. Com o trânsito intenso na parte da manhã e fim de tarde, elas optam por ouvir a rádio, isso diariamente.

Com a chegada da internet, a rádio se atualizou e não ficou de fora. Hoje há uma grande convergência de mídias e se pode escutar rádio nas televisões, notebooks e celulares por meio de sites e até aplicativos.

Ou seja, o acesso a rádio é extremamente fácil. Por isso, engana-se quem acredita que o número de ouvintes está caindo. Na verdade, seu sucesso é crescente exatamente por esses motivos. Segundo a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) a rádio está presente em 88,1% das casas brasileiras, por isso não deve ser ignorada.

Também devemos levar em consideração a chegada dos podcasts. Consumir conteúdo em áudio voltou ao topo das paradas. A verdade é que temos rotinas muito agitadas e esse formato é extremamente prático.

Portanto quando falamos em rádio, nos referimos a uma mídia muito subestimada.

Conceitos básicos para anunciar na rádio

Antes de anunciar na rádio, você precisa entender que para cada campanha deve ser definida uma estratégia.

A rádio é uma mídia de massa, portanto, possui um amplo alcance e trabalha com todo tipo de público. Então, é importante traçar o seu público-alvo e alinhar com o público do veículo correto, para que sua comunicação obtenha sucesso.

Por meio do mídia kit, que é um documento de apresentação, você pode analisar diversas informações sobre o veículo. Ele fornece dados importantes como: gênero musical, sua programação, faixa etária dos ouvintes, classe social e perfil do público. Que você precisa para determinar se ele é ideal ou não para o seu objetivo.

Além disso você precisa definir o formato do anúncio, como: spot, jingle, testemunhal e patrocínio.

Vantagens de anunciar na rádio

  • Rápida veiculação: a partir do momento em que o anúncio está pronto, pode ser veiculado já no dia seguinte, por esse motivo é ótimo para anúncios de promoção, que são pontuais.
  • Fidelidade: audiência extremamente fiel.
  • Custo benefício: a rádio tem como maior vantagem os seus preços. É a mídia mais econômica entre as tradicionais. Dependendo da verba disponível para comunicação, é possível cruzar dois veículos de rádio diferentes ou até mesmo outro tipo de mídia.
  • Frequência: por ter um ótimo custo benefício, você consegue anunciar regularmente e com um ótimo número de inserções.

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