Criação de marca: sua empresa bem vista no mercado

criando marcas

Você definiu sua área de atuação, fez um planejamento empresarial, buscou um espaço para montar o seu negócio e está pronto para as lançar no mercado. Não. Na verdade, ainda não! Um dos passos primordiais para iniciar suas atividades e, acima de tudo, conquistar um público fiel e que te acompanhe durante toda a jornada, é a criação de marca.

Na publicidade, definimos marca como qualquer sinal distintivo que pode ser percebido, cujo intuito é identificar ou diferenciar determinado produto ou serviço. Ela deve representar de forma clara e objetiva o ramo de atividade do seu negócio. Em outras palavras, a marca é aquela imagem que, ao ser visualizada, fará com que sua empresa seja lembrada.

Neste contexto, a marca encontra o processo de branding e, juntos, ambos atuam no nascimento, crescimento e consolidação da sua empresa.

Como desenvolver uma marca de sucesso?

Não é simples criar ou reformular o conceito de uma marca. É necessário entender o seu lugar no mercado, público-alvo, concorrente, potenciais clientes… a análise é realmente complexa. Essas informações são importantes porque é através delas que a marca irá se conectar ao público, se tornar uma referência, demonstrar sua autoridade.

Citamos abaixo, de forma breve, os principais passos para que sua marca nasça do zero, mas com todo o poder de mercado necessário e desejado.

Análise de mercado, público-alvo e concorrentes

Panorama geral de mercado, tanto dos seus concorrentes, quanto do segmento e do público-alvo.  Durante as pesquisas, é fundamental compreender quem são seus potenciais clientes, como o público se expressa ou se comunica e seus principais concorrentes – sobretudo as marcas já estabelecidas no mercado.

Foco, tom e branding

Saber qual foco será dado à sua marca é fundamental para montar uma linha de ideias. 

Interessante frisar que é impossível agradar a todos. Então, é fundamental utilizar os resultados da sua análise de público como base para o processo criativo, considerando exclusivamente o seu público-alvo, concorrência e sua atuação no mercado. Estas informações irão direcionar todas as fases da criação da sua marca, de logo e slogan.

Estudar o posicionamento da marca e as palavras associadas à ela auxiliam na construção do tom de voz para todas as peças de comunicação, visuais ou textuais.

Nome

Essa talvez seja a parte mais complicada de criar uma marca. Isso porque, além de escolher um nome que atenda às preferências dos proprietários, ele deve ser suficientemente impactante.

Outro aspecto importante é que o nome será utilizado na criação do logo, materiais, campanhas, domínio na internet, redes sociais, além de registrado no INPI, órgão responsável por garantir a proteção da propriedade intelectual da sua empresa. Por isso, é relevante refletir sobre um nome não tão comum, mas que representa o espírito do negócio.

Slogan 

O slogan  é uma frase curta, objetiva, impactante e que atrai a atenção do público. Pode ser utilizado tanto em materiais publicitários, quanto em cartões de visita, bio de redes sociais, vídeos de divulgação, etc. 

Muita gente pensa que slogans são imutáveis, mas não é bem assim. Dependendo dos objetivos da empresa, e conforme seu amadurecimento no mercado, ele pode ser modificado. Aliás, grandes players mundiais, como MC Donald’s e Pepsi, também alteram seus slogans com o passar dos anos.

Identidade visual e Logotipo

Por fim, uma das etapas mais esperadas por quem está em processo de criação de marca. A identidade visual reflete a identidade do negócio e, para que essa representação visual seja interessante, é fundamental escolher com cautela as cores e fontes utilizadas.

Nesta etapa, a Psicologia das Cores é uma das ferramentas utilizadas para definir os tons da marca. Além disso, é interessante avaliar pontos como legibilidade, aplicação em determinados fundos, cores que funcionem bem entre si, entre outros.

O logotipo, propriamente dito, é a cereja do bolo da marca. Ao ser criado, consideram-se as características da identidade visual, variedade nas dimensões para aplicações distintas e a facilidade de reconhecimento pelo público.

A Plug te ajuda a criar a marca da sua empresa

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o processo de criação de marca, é fundamental contar com o suporte profissional de uma agência especializada. Situada em Santos, litoral de São Paulo, a Plug possui a expertise necessária para criar e cuidar da sua marca com muito carinho. 

Estamos presentes no mercado há quase 2 décadas e, neste intervalo de tempo, tivemos a honra de atender grandes clientes de todo o país. Entre os serviços desenvolvidos pela Plug, destacamos as peças e layouts para materiais gráficos e visuais, conteúdos para redes sociais, vídeos, identidade visual e mídias OOH (Out-of-home), como outdoor, busdoor, painéis, front light e placas de rua.

Entre em contato conosco e saiba como fortalecer a sua marca, seja no online, seja no offline!