Marketing não é uma ciência exata, ainda mais no ambiente online, onde temos milhares de estratégias disponíveis. Hoje quero abordar cinco comportamentos prejudiciais para as estratégias em marketing digital.
1) Ser impaciente
Muitas empresas aderiram ao marketing com mais força após o momento do isolamento social, como alternativa de sobreviver no mercado. Porém, o imediatismo, a ansiedade e o desespero são vilões que estão prontos para agir e botar tudo ainda mais a perder. O marketing digital estruturado não trará resultados sólidos de forma imediata. (Isso também vale para o offline)
2) Falta de planejamento
Entrar no marketing digital sem saber o que, quando e como vai fazer, também é muito comum que pode gerar decepções e desperdício de verba. Ações estruturadas de marketing digital precisam de riqueza de detalhes para que de forma assertiva, um plano possa ser desenvolvido, pois o marketing digital vai muito além do que estar presente nas principais redes sociais.
3) Não analisar com frequência a concorrência
Como no ambiente offline, também é recomendado analisar o que seus concorrentes estão fazendo e até mesmo buscar referências de mercado em outras cidades ou regiões próximas. Muitas vezes essa pesquisa pode lhe ajudar a obter insights poderosos. Vale também fazer uma análise do comportamento do público e o que eles estão divulgando, pois poderá servir como oportunidade caso você possa abordar temas ou produtos diferentes dos deles.
4) Ter um site mal estruturado ou desatualizado
Iniciar sua estratégia de divulgação no marketing digital sem ter um site atualizado e com ambiente seguro para vendas também pode levar tudo a perder, pois não adianta atrair cliques e leads para um site que não estará preparado para receber seus prospects. Antes de iniciar esforços de investimento em marketing digital é necessário checar se tudo está funcionando corretamente, até mesmo os formulários de contato. Caso não tenha essa estrutura, espere um pouco para iniciar sua estratégias no marketing digital.
5) Falta de identificação de nicho e estratégias para o produto
Saber o que e para quem divulgar é fundamental, pois partindo disto, poderemos saber para qual ambiente online poderemos direcionar os esforços de comunicação. Se for algo mais específico, precisaremos identificar de forma mais ampla comportamentos e os ambientes mais adequados para identificar o target ideal.
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Rafael Cachote | Publicitário