Quando você pensa em um determinado segmento de mercado, qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?
Você certamente já se deparou ou ouviu falar sobre as marcas TOP OF MIND, um conceito de marketing que está diretamente ligado a marcas e empresas que são as primeiras, das quais os consumidores se lembram quando questionados em pesquisas de campo. Essas pesquisas possuem amostragens que são executadas a nível mundial, nacional e regional em nossas cidades.
Para uma marca chegar ao topo de nossa lembrança, existe muita estratégia de marketing, planejamento e principalmente investimento em publicidade, especialmente nas mídias de massa e ooh. Pode parecer estranho, mas neste item, as mídias sociais e a internet ainda não tem um papel decisivo para formar marcas “Top of Mind”.
Elas são agregadoras e colaboram, sem dúvidas, mas se uma empresa apostar somente nestes canais para ser uma marca mais lembrada, dificilmente atingirá seu objetivo.
Uma das grandes vantagens de ser uma das marcas mais lembradas, é que quando um consumidor estiver em busca do seu produto ou serviço, ele certamente considerará de imediato fazer uma cotação ou até mesmo uma visita em sua loja, seja física ou virtual.
Normalmente as marcas mais lembradas também são líderes em faturamento em seus segmentos. Essa é uma vantagem considerável em tempos de concorrência acirradíssima, portanto se você se identifica com o objetivo de tornar a sua marca a mais lembrada, o caminho é longo, porém o mais iniciante é inicia-lo com muita disciplina e planejamento financeiro e de comunicação. Para isso, consulte sempre um publicitário!