Abordando agora o item 5/7 da minha série de itens que considero básicos para qualquer empresa.
5) Abrir mão de investimentos em comunicação, poderá refletir negativamente logo adiante, mesmo em épocas econômicas mais favoráveis.
Eu não tenho dúvidas: marcar presença SEMPRE!
Obter retorno e reconhecimento de marca não são obtidos da noite pro dia. Por isso costumo dizer que a constância é a forma mais recomendada quando falamos de comunicação, principalmente da sua empresa. Em épocas mais críticas ou de maior instabilidade é muito, mas muito comum que os investimentos em divulgação estejam sempre no topo da lista dos itens a serem cortados imediatamente quando o sinal amarelo e vermelho acendem.
Isso faz um mal danado para sua marca, sabe o porquê?
Porque dará espaço aos seus concorrente, onde alguns continuarão a aparecer para os (seus) consumidores nos momentos mais críticos, enquanto você preferiu agir de forma mais conservadora ou até mesmo “responsável” no momento.
Repito o que disse no começo: constância em comunicação é de vital importância! Como dito em um dos artigos recentes publicados aqui, se você investir referente aos percentuais de faturamento, o investimento diminuirá quando o faturamento cair e assim por diante, o que de fato se torna muito mais positivo mesmo com investimentos menores temporariamente, do que tirar a marca de circulação repentinamente.
Um dos reflexos mais “negativos” além de dar espaço no mercado para os concorrentes, abandonar os investimentos em comunicação fará com que na hora da retomada, e mesmo em épocas mais favoráveis, você tenha que dispor de mais recursos para buscar seus clientes de volta, que aquele seu concorrente abocanhou, pois no momento mais crítico ele seguiu se comunicando com seus consumidores.
Essa ausência das mídias é tudo o que a concorrência deseja, pois ele terá uma chance de oferecer ao seu cliente um produto, serviço e até mesmo um programa de fidelização.
Se isso faz sentido pra você, mas você não sabe como por isso na prática, busque um bom profissional no mercado para lhe orientar, sempre da maneira mais adequada a sua realidade.
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Rafael Cachote | Publicitário